Ingredientes
- 500 ml de leite
- 1 caixa de leite condensado (395 g)
- 1 caixa de creme de leite (200 g)
- 100 g de coco ralado
- 1 colher (chá) de essência de baunilha (opcional, mas dá um perfume maravilhoso)
Modo de preparo
- No liquidificador, adicione o leite, o leite condensado, o creme de leite, o coco ralado e a baunilha, se for usar.
- Bata por uns 2 a 3 minutinhos, até a mistura ficar bem cremosa e o coco começar a se misturar melhor no líquido. Quanto mais bater, mais suave fica a textura.
- Despeje a mistura em forminhas de picolé ou em copinhos descartáveis. Se estiver usando copinhos, cubra com papel alumínio e espete o palito bem no centro.
- Leve ao congelador por pelo menos 4 horas, mas se conseguir deixar de um dia pro outro, melhor ainda. Ficam mais firmes e com o sabor ainda mais concentrado.
- Na hora de desenformar, passe rapidamente as forminhas sob água corrente ou mergulhe por alguns segundos numa vasilha com água morna. Assim o picolé solta com facilidade e sem quebrar.
Dicas da Vó Cida
- Quer deixar ainda mais cremoso? Acrescente 1 colher (sopa) de leite em pó ou 1 colher (sopa) de leite de coco na mistura.
- Se quiser um picolé mais docinho, pode ajustar com açúcar a gosto antes de congelar. Mas normalmente o leite condensado já adoça na medida.
- Dá pra adicionar pedacinhos de coco queimado, chocolate branco picado ou até frutas como abacaxi em cubinhos. Só não exagera pra não pesar a massa.
- Você também pode fazer versões coloridas: bata a base, divida em potes e misture sucos naturais ou corantes comestíveis em gel pra deixar os picolés ainda mais bonitos e divertidos.
- Essa receita rende cerca de 8 a 10 picolés, dependendo do tamanho da forminha. Se quiser fazer em maior quantidade, é só dobrar os ingredientes.
Essa receita é daquelas que a gente aprende uma vez e não esquece nunca mais. Fácil, econômica e muito mais gostosa do que os picolés prontos que a gente compra por aí. E quem prova, sempre volta pedindo mais. Vale a pena ter forminhas no armário só pra fazer essa maravilha quando bate aquela vontade de uma sobremesa simples e deliciosa! Esse picolé é um sucesso em qualquer ocasião: lanche da tarde, sobremesa do domingo ou até pra vender e faturar um trocadinho. É daquelas delícias geladinhas que agradam todas as idades e deixam a gente com vontade de abrir o congelador toda hora.
Se fizer, conta depois se teve como resistir a comer só um!
Um abraço bem geladinho e cremoso da Vó Cida!