Ingredientes que você vai precisar
Olha só, a lista de ingredientes é bem simples e provavelmente você já tem quase tudo em casa. Dá uma olhada:
- 2 xícaras de arroz cozido (pode ser aquele que sobrou, sabe?)
- 3 ovos
- 1/2 xícara de óleo (pode ser de soja, girassol, o que você tiver)
- 1/2 xícara de leite
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1/2 xícara de queijo parmesão ralado (se não tiver, pode usar outro queijo que você goste)
- 1 cebola picadinha
- 1 dente de alho picado
- 1/2 xícara de cheiro-verde (salsinha e cebolinha) picado
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Recheio a gosto (pode ser presunto e queijo, frango desfiado, legumes, o que você preferir)
Modo de preparo detalhado
Preparando a massa no liquidificador
Vamos começar pela massa. Pegue o liquidificador e coloque o arroz cozido, os ovos, o óleo e o leite. Bata tudo até formar uma mistura homogênea. Se o seu liquidificador for daqueles mais fraquinhos, pode ser que precise dar uma paradinha pra mexer com a colher, tá?
Depois que a massa estiver bem lisinha, adicione o queijo ralado, a cebola, o alho, o cheiro-verde, o sal e a pimenta-do-reino. Bata novamente, mas dessa vez só pra misturar os ingredientes. Por último, adicione o fermento e misture com uma colher ou espátula. Não precisa bater muito pra não perder o efeito do fermento.
Montando o bolo
Agora vem a parte divertida: montar o bolo! Unte uma forma com óleo e farinha (pode ser aquelas de buraco no meio ou uma forma retangular, tanto faz). Despeje metade da massa na forma. Aí você coloca o recheio que escolheu. Eu adoro fazer com presunto e queijo, fica um espetáculo! Mas já fiz com frango desfiado e também fica sensacional. Depois de colocar o recheio, despeje o restante da massa por cima.
Dica de amiga: se você gostar, pode polvilhar um pouco mais de queijo ralado por cima da massa. Fica com uma casquinha crocante que é um sonho!
Assando o bolo
Com o forno pré-aquecido a 180 graus, coloque o bolo pra assar. Vai levar uns 40 a 50 minutos, mas é sempre bom ficar de olho. Quando estiver douradinho por cima e você espetar um palito no meio e ele sair limpinho, tá pronto!
Deixe o bolo esfriar um pouquinho antes de desenformar, assim fica mais fácil e não corre o risco de quebrar.
Dicas e variações
Reaproveitando sobras
Essa receita é perfeita pra aproveitar as sobras de arroz que a gente sempre tem na geladeira, né? E o melhor é que você pode variar os recheios conforme o que tiver em casa. Já fiz até com atum e ficou uma delícia.
Adicionando legumes
Quer deixar o bolo mais nutritivo? Que tal adicionar uns legumes picadinhos na massa? Cenoura ralada, abobrinha, milho… Tudo isso dá um toque especial e ainda deixa a receita mais saudável.
Versão sem glúten
Se você ou alguém da sua família é intolerante ao glúten, dá pra adaptar a receita tranquilamente. Basta substituir a farinha de trigo por farinha de arroz ou outra farinha sem glúten na hora de untar a forma. O resto da receita continua igualzinho!
Finalizando
Viu só como é fácil fazer esse bolo salgado de arroz cozido? É uma receita prática, econômica e que agrada a família toda. Além de ser uma ótima opção pra não desperdiçar aquele arroz que sobrou do almoço. E o mais legal é que você pode variar bastante os recheios e adaptar conforme o que tiver na geladeira.
Espero que você tenha gostado dessa dica e que faça aí na sua casa. Depois me conta como ficou, tá? Eu adoro trocar receitas e dicas de cozinha, ainda mais quando são práticas e saborosas como essa.
Um beijo grande e até a próxima receita!